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![]() Site da Unesco promove exposição
virtual Rosângela Chaves Perdido na floresta obscura do vício, o poeta Dante Alighieri se vê impedido de retomar o caminho da virtude por três feras raivosas: uma pantera (que simboliza a volúpia), um leão (a ambição) e uma loba (a cupidez). É quando vê o espírito do poeta latino Virgílio, enviado pela amada de Dante, Beatriz, cuja alma resplandece no céu. Virgílio propõe ao artista florentino lhe indicar a via da salvação, desde que esse último concorde em fazer uma travessia pelo inferno, pelo purgatório e pelo céu. Começa, assim, a grande jornada de Dante pelos três reinos eternos, descrita na magistral obra do autor, A Divina Comédia. O longo poema narrativo de Dante inspirou através dos séculos artistas
das mais variadas escolas, que vão de Botticelli a Gustave Doré, de Blake
a Salvador Dalí. Uma visão mais contemporânea da obra-prima do poeta
florentino pode ser conferida agora por internautas de todo o mundo na
exposição virtual organizada pela Unesco em seu site (www.unesco.org/webworld/dante),
com 120 ilustrações do artista russo Vladimir Liagatchev, acompanhadas da
tradução francesa da Divina Comédia (a Unesco está à procura de
voluntários que traduzam o site para outras línguas). |
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A iniciativa de montar uma exposição na Web com imagens sobre o
universo dantesco partiu do próprio Liagatchev, que levou mais de dez anos
para elaborá-las. Foi ele quem procurou a Unesco, recebendo imediatamente
apoio do órgão para seu projeto multimídia. Em entrevista à Wired, o
artista russo disse que a Internet é um meio perfeito para divulgar o
poema de Dante. “A complexidade desse trabalho enciclopédico não apaga a
singularidade e a precisão de cada detalhe – exatamente como o computador
é complexo e preciso”, afirmou.
No processo de criação das ilustrações, que se dividem em aquarelas, fotografias e montagens, Liagatchev transpôs as imagens descritas pelo poema de Dante para o mundo contemporâneo. Desse modo, conforme observa a filha do artista, Violetta, em um texto publicado no site, a Rússia da Perestróika é uma evocação do inferno dantesco. Já as filas dos supermercados simbolizam o caminho em direção ao paraíso. Liagatchev também valoriza o feminino, influenciado pela figura de Beatriz, o grande amor de Dante evocado ao longo de todo o poema. “Como Beatriz faz o corpo da obra de Dante, ele (Liagatchev) se inspirou no corpo feminino, transformando suas partes em blocos negros congelados e pesados (no inferno), que se transformam em passagens imponentes e abertas (no purgatório)”, diz, por sua vez, Olivier Schneider, um dos organizadores da mostra virtual. Viagem A parte que representa o inferno é mostrada de acordo com a descrição do poema: o mundo comandado por Lúcifer – o anjo expulso do paraíso por ter fomentando uma revolta contra Deus – tem a forma de um cone invertido, cujo ápice fica no centro da terra. O cone é dividido em nove círculos, que abrigam a alma dos pecadores de acordo com a gravidade dos seus pecados – as mais leves nos primeiros, as mais pesadas nos últimos. Na entrada do inferno, por exemplo, onde se lê a inscrição “Deixai toda a esperança, vós que entrais”, sofrendo o ataque eterno de um enxame de vespas estão as almas dos ignavos, ou insignificantes, aqueles que foram incapazes, em vida, de praticar tanto o bem quanto mal e, por isso, são desprezados tanto por Deus quanto pelo diabo. Em seguida, após a travessia do rio Aqueronte, encontra-se o limbo, o local em que ficam a alma dos pagãos virtuosos e das crianças que morreram sem ser batizadas. É lá também que Dante encontra a alma de poetas como Horácio e de filósofos como Aristóteles. Essas almas não sofrem nenhum tipo de castigo, mas são impedidas de entrar no paraíso porque não praticaram a verdadeira religião (na visão de Dante, o catolicismo, é claro). Os outros círculos abrigam os voluptuosos (acossados eternamente por uma brutal ventania), os gulosos (que chafurdam na lama), os avaros e os pródigos (condenados a carregar uma enorme pedra nas costas), os heréticos (enterrados em tumbas que queimam eternamente), os suicidas (transformados em árvores que sangram), etc. No fundo do nono giro, encontra-se o próprio Lúcifer, encarregado pessoalmente de torturar os três grandes traidores da história, até então: Judas, que traiu a grandeza de Deus, e Brutus e Cassius, que traíram a grandeza humana. Purgatório Já o paraíso celeste, que abriga a alma dos virtuosos, é concebido pelo poeta florentino dentro do sistema de Ptolomeu: sete planetas, incluindo o Sol, que giram em torno da Terra. Essas sete “orlas eternas” são contornadas por um oitavo céu, composto de estrelas fixas. Todos eles efetuam uma rotação harmoniosa e musical, comandada pela nono céu, o Céu de Cristal, onde residem os anjos. Por fim, o décimo céu, que tem a forma de uma rosa gigante, é ocupado pela Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e os santos. Columbia |