Suplemento semanal - 26 de janeiro/2000

Site da Unesco promove exposição virtual
com obras do artista russo Vladimir
Liagatchev, inspiradas na Divina Comédia

Rosângela Chaves

Perdido na floresta obscura do vício, o poeta Dante Alighieri se vê impedido de retomar o caminho da virtude por três feras raivosas: uma pantera (que simboliza a volúpia), um leão (a ambição) e uma loba (a cupidez). É quando vê o espírito do poeta latino Virgílio, enviado pela amada de Dante, Beatriz, cuja alma resplandece no céu. Virgílio propõe ao artista florentino lhe indicar a via da salvação, desde que esse último concorde em fazer uma travessia pelo inferno, pelo purgatório e pelo céu. Começa, assim, a grande jornada de Dante pelos três reinos eternos, descrita na magistral obra do autor, A Divina Comédia.

O longo poema narrativo de Dante inspirou através dos séculos artistas das mais variadas escolas, que vão de Botticelli a Gustave Doré, de Blake a Salvador Dalí. Uma visão mais contemporânea da obra-prima do poeta florentino pode ser conferida agora por internautas de todo o mundo na exposição virtual organizada pela Unesco em seu site (www.unesco.org/webworld/dante), com 120 ilustrações do artista russo Vladimir Liagatchev, acompanhadas da tradução francesa da Divina Comédia (a Unesco está à procura de voluntários que traduzam o site para outras línguas).

Unesco
foto4.jpg (14510 bytes)

foto5.jpg (13471 bytes)
Duas visões de Liagatchev para o universo de Dante: a barca de Caronte que transporta os condenados no inferno (no alto) e um anjo celeste (no alto).

A iniciativa de montar uma exposição na Web com imagens sobre o universo dantesco partiu do próprio Liagatchev, que levou mais de dez anos para elaborá-las. Foi ele quem procurou a Unesco, recebendo imediatamente apoio do órgão para seu projeto multimídia. Em entrevista à Wired, o artista russo disse que a Internet é um meio perfeito para divulgar o poema de Dante. “A complexidade desse trabalho enciclopédico não apaga a singularidade e a precisão de cada detalhe – exatamente como o computador é complexo e preciso”, afirmou.

No processo de criação das ilustrações, que se dividem em aquarelas, fotografias e montagens, Liagatchev transpôs as imagens descritas pelo poema de Dante para o mundo contemporâneo. Desse modo, conforme observa a filha do artista, Violetta, em um texto publicado no site, a Rússia da Perestróika é uma evocação do inferno dantesco. Já as filas dos supermercados simbolizam o caminho em direção ao paraíso.

Liagatchev também valoriza o feminino, influenciado pela figura de Beatriz, o grande amor de Dante evocado ao longo de todo o poema. “Como Beatriz faz o corpo da obra de Dante, ele (Liagatchev) se inspirou no corpo feminino, transformando suas partes em blocos negros congelados e pesados (no inferno), que se transformam em passagens imponentes e abertas (no purgatório)”, diz, por sua vez, Olivier Schneider, um dos organizadores da mostra virtual.

Viagem
“Nos perdemos o senso da realidade dos mundos metafóricos. Dante era consciente que o inferno, o purgatório e o paraíso eram lugares que existem, sua realidade é mais certa que aquela que o cerca, sempre injusta e superficial”, afirma Schneider. Na navegação pelo site da Unesco, o internauta tem a chance de conhecer esses mundos visualizados pela imaginação do poeta, de forma linear (do inferno ao paraíso, passando pelo purgatório) ou escolhendo um determinado trecho do poema.

A parte que representa o inferno é mostrada de acordo com a descrição do poema: o mundo comandado por Lúcifer – o anjo expulso do paraíso por ter fomentando uma revolta contra Deus – tem a forma de um cone invertido, cujo ápice fica no centro da terra. O cone é dividido em nove círculos, que abrigam a alma dos pecadores de acordo com a gravidade dos seus pecados – as mais leves nos primeiros, as mais pesadas nos últimos. Na entrada do inferno, por exemplo, onde se lê a inscrição “Deixai toda a esperança, vós que entrais”, sofrendo o ataque eterno de um enxame de vespas estão as almas dos ignavos, ou insignificantes, aqueles que foram incapazes, em vida, de praticar tanto o bem quanto mal e, por isso, são desprezados tanto por Deus quanto pelo diabo.

Em seguida, após a travessia do rio Aqueronte, encontra-se o limbo, o local em que ficam a alma dos pagãos virtuosos e das crianças que morreram sem ser batizadas. É lá também que Dante encontra a alma de poetas como Horácio e de filósofos como Aristóteles. Essas almas não sofrem nenhum tipo de castigo, mas são impedidas de entrar no paraíso porque não praticaram a verdadeira religião (na visão de Dante, o catolicismo, é claro).

Os outros círculos abrigam os voluptuosos (acossados eternamente por uma brutal ventania), os gulosos (que chafurdam na lama), os avaros e os pródigos (condenados a carregar uma enorme pedra nas costas), os heréticos (enterrados em tumbas que queimam eternamente), os suicidas (transformados em árvores que sangram), etc. No fundo do nono giro, encontra-se o próprio Lúcifer, encarregado pessoalmente de torturar os três grandes traidores da história, até então: Judas, que traiu a grandeza de Deus, e Brutus e Cassius, que traíram a grandeza humana.

Purgatório
O purgatório – para onde vão as almas pecadoras cujas faltas não foram graves o suficiente para condená-las à danação eterna – tem a forma de uma montanha, formada pelas terras deslocadas com a queda de Lúcifer no centro do planeta. É dividido em sete círculos, que se comunicam por caminhos só conhecidos pelos anjos. Os três primeiros giros do purgatório são destinados àqueles que pecaram por orgulho, inveja ou cólera. O quarto abriga os preguiçosos. Nos três últimos, por sua vez, ficam as almas dos que se deixaram levar pela avareza, pela gula e pela volúpia.

Já o paraíso celeste, que abriga a alma dos virtuosos, é concebido pelo poeta florentino dentro do sistema de Ptolomeu: sete planetas, incluindo o Sol, que giram em torno da Terra. Essas sete “orlas eternas” são contornadas por um oitavo céu, composto de estrelas fixas. Todos eles efetuam uma rotação harmoniosa e musical, comandada pela nono céu, o Céu de Cristal, onde residem os anjos. Por fim, o décimo céu, que tem a forma de uma rosa gigante, é ocupado pela Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e os santos.

Columbia
Outro site interessante, em inglês, para quem se interessa pela obra de Dante, é o Digital Dante (www.ilt.columbia.edu/projects/dante/index.html), da Universidade de Columbia (EUA). O endereço oferece uma introdução à vida e à obra do artista, ensaios de especialistas, textos de Dante e dos autores que o influenciaram, como Virgílio e Ovídio, para download, além de uma galeria virtual com trabalhos inspirados na Divina Comédia assinados por artistas como Botticelli, Ingres, Salvador Dalí, Jennifer Strange, etc.

Texto anterior | Suplementos | Primeira  | Informática